sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Oxum, Minha Mãe






Deusa dos rios , Oxum carrega consigo predicados de beleza, riquesa e a capacidade de projeção social. É uma ninfa da cultura yorubana, cidade Oshogbo, na Nigéria, está localizada às margens do rio Oxum. Ela é a dona do ovo, a maior célula viva. Na cultura Gêge-Vodú é conhecida como Aziri Tobossi.

Genitora por excelência, ligada particularmente à procriação. Deusa das águas doces, reina sobre os rios, também divindade do ouro e dos metais amarelos. Coquete e vaidosa, foi segunda esposa de Xangô, tendo vivido anteriormente com Ogun, Orunmilá e Oxóssi. Maternal, carinhosa e muito afeita às crianças, amante da beleza e do adôrno. Também é chamada de Iyálòóde, título conferido à pessoa que ocupa o lugar mais importante entre todas as mulheres da cidade. Seus axés são pedras do fundo do rio Oxum, jóias de cobre e ou metal amarelo, no Brasil, pedras de rio e adornos. Sua cor e contas, é amarelo-ouro, sua saudação:

Ore Yèyé o!!!, chamemos a benevolência da mãe!!!


Oração a Oxum
OXUM

Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a vós; e, em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser.
E, guardai-me e defendei-me, como coisa e propriedade vossa. Que assim seja!

************


Oxum - (Oshun, Ọsun ou Oschun) na Mitologia Yoruba, é um orixá feminino, seu nome deriva do rio Ọsun que corre na Iorubalândia, na região nigeriana de Ijexá e Ijebu. Na Umbanda Orixá da Água Doce. Guardiã das minas de ouro e riquezas do sub-solo. Sincretiza-se com várias Nossas Senhoras, as representadas em imagens com querubins aos seus pés. O sincretizmo mais conhecido é o com Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia, Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora da Conceição. Saudação: Orayê-yê mamãe oxum no Candomblé e Aiê-iê-ô na Umbanda.

COR: amarelo
AMALÁ: 7 velas brancas e 7 amarelo claro, água mineral canjica branca, fitas amarelo claro e branca. Local de entrega na margem de um rio limpo e lajeado, ao lado de uma bela cascata ou cachoeira.
ERVAS (Banho de descarrego): Erva Cidreira – Gengibre – Camomila – Arnica –Trevo Azedo ou grande- Chuva de Ouro – Manjericona – Erva Sta. Maria – Gengibre – Calendula.

***********


Caracteristicas dos filhos de Santos

Muito dos leitores da novela estão se perguntando, o que é filha de oxum?

Por isso vou dar uma resumida básica sobre o assunto. Oxum é uma entidade do umbanda/camdomblé, e como conta o mito, é sobrinha de iemanjá.

Os filhos de oxum se aproximam da imagem que se tem de um rio, das águas que são seu elemento. São dotados de uma determinação forte e uma ambição bastante marcante, o que colabora com as tendências que eles tem a engordar. Gostam muito da vida social, festas, e dos prazeres em geral. Em uma relação, valoriza muito o sexo, e sua facilidade em ser doce, carinhoso e sensual faz com que eles se pareçam os mais apaixonados do mundo, embora não sejam assim. O arquétipo de Oxum é o das mulheres mais graciosas e elegantes, com paixão pelas jóias, perfumes e vestimentas caras.



Gente babado, descobri uma webnovela chamada Filha de Oxum


http://www.youtube.com/watch?v=5NiWo0_GZlw&feature=player_embedded
SINOPSE:

Janaina(Mayte Piragibe) é uma garota humilde e carismática que reside em Salvador com sua tia Lorena(Susana Vieira), sua única familia. As duas tem uma vida simples, Janaina é balconista em um mercado e a tia vende salgados para fora. Quando pequena, Janaina presenciava muitas brigas entre sua tia Lorena e Batuca(José de Abreu), e já grande apoiou sua tia a se separar. Após isso, as duas vivem em constante ameaça de Batuca que não aceita a separação.
Moisés(Rocco Pitanga), que conheceu Janaina na escola de capoeira, se apaixona e os dois mantém um relacionamento estável e feliz. Sua amiga Tamires(Lidiane Lisboa) já era apaixonada por ele antes que a amiga começasse o namoro, e nunca escondeu essa paixão mesmo após o namoro assumido. Ela que nunca desistiu de Moisés o seduz ao ponto que ele não resiste e acaba sendo infiel. Janaina descobre a infidelidade e põe um fim ao namoro, entrando no início de uma depressão. No pior momento de sua vida, sofrendo de uma decepção amorosa, Janaina passa a ter visões de Iemanjá(Giovanna Antonelli), que a aconselha e a avisa de mudanças em sua vida. Iemanjá a alerta de que ela passará por uma fase de resgate e reajuste de suas encarnações passadas, e que uma nova paixão, mais forte e verdadeira acenderá em seu coração.
Gustavo(Henri Castelli) com seu melhor amigo Dário(Sérgio Marone) vão para Salvador passar uns dias na casa de seu avô Santos(Fulvio Stefanini) que não se encontra bem de saúde. As noites quentes e agitadas da Bahia tem o clima perfeito para despertar a paixão entre Gustavo e e Janaina. Gustavo que em seu relacionamento anterior foi enganado volta a acreditar no amor ao conhecer a figura doce de Janaina.
A paixão que surge entre eles será ponte para reajustes carmáticos com a família de Gustavo, e Monica(Camila Morgado) imediatamente se antipatiza com a moça. Já Virginia(Leandra Leal) e Teresa(Marilia Gabriela) simpatizam com ela, sendo Janaina importante para que Virginia compreenda sua mediunidade e também assuma seu papel na sociedade.
Janaina, filha de oxum, com a ajuda de Iemanjá e do destino tem a missão de resgatar desafetos do passado, reafirmar antigas amizades e experimentar grandes paixões até que descubra o amor de verdade.

Saiba mais:

Rua das Flores

Guardiões da Luz

Filha de Oxum -Novela

2 comentários:

  1. Ai que lindo, mainha deve ter ficado muito satisfeita

    ResponderExcluir
  2. olá,
    tudo bem?

    Lindo post. Você sabia que existe uma concentração enorme de terreiros de candomblé em Brotas, principalmente no Engenho Velho de Brotas que é uma região onde moravam muitos ex-escravos?

    Vim aqui para divulgar o concurso O Melhor de Brotas. O concurso visa uma real valorização de Brotas a partir da eleição dos seus melhores lugares na opinião dos moradores (em 10 categorias: salão de beleza, academia, lanchonete, cachorro quente, bar e restaurante, centro comercial, pet-shop, panificadora, locadora e pizzaria).

    Se você quiser votar, fique a vontade para entrar no site www.omelhordebrotas.com.br e se quiser fazer um post sobre isso, seria ótimo! :)
    Qualquer coisa, meu email é contato@omelhordebrotas.com.br

    Abraço
    Fernanda

    ResponderExcluir

"Exponha seu pensamento"
Comente!