Filmagens de 'Faroeste Caboclo' se mudam para Paulínia
Depois de movimentar Brasília e imediações, a gravação do longa “Faroeste Caboclo” começou, na sexta-feira (1º), uma nova etapa de filmagens em Paulínia, no interior de São Paulo. Pólo cinematográfico que vem se consolidando como referência para produções nacionais, a cidade será locação de parte das cenas do longa baseado na música de Renato Russo, dirigido por René Sampaio.
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“Ganhamos o edital de patrocínio de Paulinia, que oferece uma soma considerável em troca da produção filmar no Pólo Cinematográfico. O edital também exige que contrapartida social e première ocorram aqui”, conta a produtora-executiva Bianca De Felippes.
Segundo Bianca, as filmagens em Paulínia serão concentradas em cenas que não atrapalham a integridade do longa com a cidade de Brasília, cenário principal da história de João de Santo Cristo (Fabrício Boliveira), Maria Lúcia (Ísis Valverde) e Jeremias (Felipe Abib). “Estamos recriando interiores em estúdio, e as locações externas são ‘não-lugares’, ou seja, que não comprometem a geografia do filme.”
Com exceção do elenco principal, atores de apoio e figuração serão todos de Paulínia e proximidades. Parte da equipe que filmou em Brasília foi mantida, mas outra é nova.
Uma das cenas que seria feita nesta sexta em Paulínia terá efeitos visuais feitos pela produtora O2 Filmes. “A filmagem envolve uma falsa plantação de maconha, que será realizada em um milharal e depois multiplicada na tela para parecer maior aos olhos do espectador”, conta o supervisor de efeitos Diogo Girondi, da O2. Segundo ele, isso será viabilizado a partir de um processo que mistura composição de imagens 2D, 3D e efeitos e cenografia reais.
O filme terá efeitos visuais em diversos pontos. Um deles, diz Girondi, implica em transformar a cidade de Brasília atual em uma dos início dos anos 80. No entanto, ele diz que os efeitos não serão muito visíveis aos olhos de que for assistir à produção. “Não serão efeitos com a intenção de chamar a atenção, mas sim dar suporte à história criando um universo crível sem serem percebidos.”